Quem está por trás do projeto Alexandria?

O projeto Alexandria foi idealizado e é realizado pelo Rotary e Rotaract. Rotarys e Rotaracts são clubes de serviço presentes em todo o mundo e fundado nos Estados Unidos. O Rotary é ao mesmo tempo uma organização internacional voltada para compreensão e concórdia universal, um movimento de estímulo a uma ação profissional e comunitária ética é responsável e, principalmente, milhares de clubes que reúnem pessoas e famílias com certas afinidades e que compartilham momentos de companheirismo e de trabalho comunitário.

Rotaract

O Rotaract Club é um programa de Rotary Internacional que visa o desenvolvimento de lideranças jovens. Criado pelo Rotary International em 1968, nos Estados Unidos e formada por clubes de jovens com idade entre 18 e 30 anos, o Rotaract promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvimento da liderança e a melhoria do bem estar da comunidade. Atualmente o Rotaract Club soma em torno de 220.639 jovens universitários e profissionais iniciantes em um movimento que é o segundo maior do mundo no seu perfil de atuação, ficando atrás apenas do escotismo. 

 

O lema do Rotaract é "Companheirismo através do servir", que expressa bem o equilíbrio das atitudes dos seus integrantes.

Rotary

O Rotary funciona em três níveis distintos, interligados e iguamente importantes: clube (Rotary Club), distrito e Rotary International (RI).

No nível do clube realizam-se atividades familiares, planejamento e arrecadação de fundos e implantação de projetos sociais.

Os clubes são reunidos em distritos, distribuídos geograficamente de modo a reunir cerca de 1000 rotarianos cada. No Brasil há 38 distritos. 

O conjunto dos mais de 500 distritos rotários em todo o mundo forma o Rotary International, entidade coordenadora e normatizadora dos clubes. O RI é responsável pelos mecanismos que permitem, entre outras atividades, o combate à poliomielite e os programas de intercâmbio de estudantes.