O Projeto

Educação Financeira

Um dos maiores problemas sociais presentes no Brasil atualmente se dá em razão do déficit na educação. Atualmente, a educação básica e fundamental não tem sido desenvolvida de forma eficaz pelo poder público. Como consequência, a maior parte da população do país, que não possuem capacidade financeira de arcar uma educação de qualidade, ficam desfalcadas em razão das outras, principalmente no que tange a inserção no mercado de trabalho. 

 

A educação financeira é um dos pilares para o equilíbrio familiar. O projeto Alexandria leva a educação financeira às famílias atendidas pelo projeto, utilizando a metodologia DSOP: diagnosticar, sonhar, orçar e poupar.

Cursos Profissionalizantes

Novas ocupações surgem a cada instante no mundo atual, e funções tradicionais são extintas no mesmo compasso, com o avanço tecnológico. Para muitos a reciclagem, ou aprender novas funções, é uma necessidade que muitas vezes esbarra na falta de oportunidade. Penso nisso, o projeto Alexandria, juntamente com os seus parceiros e voluntários, busca oferecer cursos profissionalizantes alinhados a vocação das pessoas que atendemos.


Atualmente contamos com parcerias que nos atendem com uma variedade de cursos como: manicure, panificação, corte e costura, culinária e informática. Nossa demanda de cursos depende da vocação manifestada pelas pessoas atendidas, e estamos sempre em busca de parceiros e patrocinadores para suprir essa demanda.

Serviços de saúde

A dificuldade de acesso à saude pela parcela da população menos abonada é tristemente constada pelos nossos educadores em nossos atendimentos. O infortúnio da doença pode atingir qualquer família, independente do preparo e da situação da familia. O desequílibro causado pelas doenças no âmbito familiar vai muito além do aspecto físico apenas, afetando as finanças, o emocional e os planos em andamento. Na medida do possível, o projeto Alexandria busca auxiliar as famílias com a oferta de exames, consultas e tratamentos.

 

Através de parceiras com médicos, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, dentistas, prestadoras de serviços de saúde e hospitais buscamos os auxílios básicos e emergenciais para as famílias do projeto. 

Auxílio Jurídico

Como é caracteristica de grande parte dos serviços oferecidos pelo nosso governo, os serviços de orientação e defensoria jurídica não atendem de forma satisfatória a demanda dos que precisam de seus serviços. Buscando aconselhar e dar um encaminhamento de qualidade às famílias atendidas, o projeto Alexandria conta com parceiros para ministrar cursos, palestras e  aconselhar sobre assuntos de ordem jurídica, e de interesses alinhados aos atendidos pelo projeto.  Tais serviços buscam

auxiliar na resolução de conflitos legais existentes, ou prevenir tais conflitos.

 

O auxílio jurídico é feito por voluntários estudantes de direito, advogados e juristas, Por questões de ética profissional, tais profissionais não podem advogar em função das famílias, sem o custeio dos honorários. Portanto o auxílio é baseado apenas em aconselhamento e encaminhamento.